亚马逊导购
卑诗省当天新盘
读新闻学外语
Source: Bolsonaro vai a julgamento por tentativa de golpe de Estado – Economia – Jornal de Negócios
Na sua declaração de abertura, o juiz Alexandre de Moraes, que está a presidir ao caso, mostrou as imagens dos apoiantes de Bolsonaro a invadir os edifícios dos três poderes em Brasília de forma violenta, uma semana depois da tomada de posse de Lula da Silva como presidente, em janeiro de 2023.
O político populista está acusado de cinco crimes, incluindo de alegada tentativa de abolir pela violência o Estado de Direito e de tentativa de golpe de Estado. Segundo Alexandre de Moraes, Bolsonaro liderou “um esforço sistemático para lançar a dúvida em relação à votação eletrónica” e isso foi uma parte da sua tentativa de questionar as eleições que perdeu.
O Supremo começou a rever o caso de Bolsonaro e sete dos seus aliados mais próximos na terça-feira. O ex-presidente, que tem mantido estar inocente, decidiu aparecer, sentando-se em silêncio na primeira fila, no que foi visto como uma imitação do que fez o presidente dos EUA, Donald Trump, quando foi julgado no ano passado.
Bolsonaro já adiantou que vai concorrer novamente para a presidência do Brasil no próximo ano, apesar de estar impedido de se candidatar a qualquer cargo até 2030, pelo Supremo Tribunal Eleitoral, por causa das suas tentativas de desacreditar o sistema de voto.