葡语:欧盟希望加强对白俄罗斯的制裁,阻止莫斯科进口豪华汽车

Source: UE quer reforçar sanções contra a Bielorrússia para impedir Moscovo de importar carros de luxo – Expresso

A União Europeia prepara-se para reforçar as sanções contra a Bielorrússia e colmatar uma lacuna que permite à Rússia importar carros de luxo e outros bens ocidentais abrangidos por sanções. Conforme o esquema atual de restrições, os fabricantes europeus de automóveis podem continuar a vender os seus veículos à Bielorrússia, mas não à Rússia.

Segundo o Financial Times, o fluxo mensal de veículos e peças sobresselentes dos países da UE para a Bielorrússia aumentou de 50 milhões de dólares em janeiro de 2022 (46,1 milhões de euros ao câmbio atual) para 268 milhões de dólares (247,3 milhões de euros) em janeiro de 2024. É agora a maior componente das exportações UE-Bielorrússia, na maioria provenientes da Alemanha e da Polónia.

“Para um russo, ter um carro na Bielorrússia não é um problema”, disse a primeira-ministra lituana Ingrida Šimonytė ao Financial Times. Šimonytė e o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Radosław Sikorski, querem que a UE vá além do atual pacote de restrições.

O regime bielorrusso é alvo e sanções desde 2004, nomeadamente por violações dos direitos humanos, mas, recentemente, com a invasão russa da Ucrânia, o Conselho Europeu introduziu novas restrições ao comércio de mercadorias. As sanções abrangem igualmente o setor financeiro, com a proibição de transações entre os 27 e a Bielorrússia. As medidas proíbem também a exportação para a Bielorrússia de bens e tecnologia que possam contribuir para o desenvolvimento militar, tecnológico, de defesa e segurança.

O Conselho Europeu afirma que a Bielorrússia está a “contribuir de diferentes formas para a guerra de agressão à Ucrânia”. Segundo esta instituição, Minsk permite à Rússia disparar mísseis balísticos a partir do território bielorrusso; facilita a passagem de militares russos e de armamento pesado, tanques e transportadores militares russos; permite às aeronaves militares russas sobrevoar o espaço aéreo bielorrusso com destino à Ucrânia; e proporciona pontos de abastecimento e armazenando armas e equipamento russos na Bielorrússia.

欧盟正准备加强对白俄罗斯的制裁,堵住俄罗斯进口豪华汽车和其他受制裁的西方商品的漏洞。根据目前的限制计划,欧洲汽车制造商可以继续向白俄罗斯出售车辆,但不能向俄罗斯出售。 据英国《金融时报》报道,从欧盟国家流向白俄罗斯的车辆和零部件月流量从2022年1月的5000万美元(按当前汇率计算为4610万欧元)增加到2024年1月的2.68亿美元(2.473亿欧元)。目前是欧盟-白俄罗斯出口的最大组成部分,其中大部分来自德国和波兰。 立陶宛总理英格里达·西蒙尼特对英国《金融时报》表示,“对于俄罗斯人来说,在白俄罗斯拥有一辆汽车不是问题。”西蒙尼特和波兰外交部长拉多斯瓦夫·西科尔斯基希望欧盟超越目前的一揽子限制措施。 白俄罗斯政权自 2004 年以来一直成为制裁的目标,特别是侵犯人权,但最近,随着俄罗斯入侵乌克兰,欧洲理事会对货物贸易实施了新的限制。制裁还涵盖金融领域,禁止欧盟与白俄罗斯之间的交易。这些措施还禁止向白俄罗斯出口可能有助于军事、技术、国防和安全发展的货物和技术。 欧洲理事会表示,白俄罗斯“以不同方式为侵略乌克兰的战争做出了贡献”。据该机构称,明斯克允许俄罗斯从白俄罗斯境内发射弹道导弹;为俄罗斯军事人员和俄罗斯重型武器、坦克和军事运输车的通行提供便利;允许俄罗斯军用飞机飞越白俄罗斯领空飞往乌克兰;并在白俄罗斯为俄罗斯武器和装备提供供应和储存点。

Follow Me 👉🏿

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *