Source: Rede social X sai do ar no Brasil após ordem de Moraes – ISTOÉ Independente
A rede social X, do bilionário Elon Musk, começou a sair do ar em todo o Brasil.
Desde a meia-noite deste sábado (31), usuários não conseguem mais acessar o antigo Twitter, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em função da recusa da empresa em nomear um representante legal no país.
A única forma de entrar no X seria por VPN (rede privada virtual), mas Moraes também impôs multa diária de R$ 50 mil para quem tentar burlar o bloqueio por meio desse instrumento.
Em 17 de agosto, o X anunciou o fechamento de seus escritórios no Brasil e denunciou uma suposta “censura” por conta da imposição de multas à plataforma por ignorar ordens judiciais.
“Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com um governo democrático”, disse a plataforma na ocasião.
Em resposta, o ministro deu na última quarta-feira (28) um período de 24 horas para o X nomear um representante legal no Brasil, como manda a legislação nacional, sob pena de suspensão da plataforma.
Em reação ao bloqueio, Musk, aliado de Bolsonaro e investigado pelo STF no inquérito das milícias digitais, chamou Moraes de “pseudojuiz” e afirmou que o ministro está “destruindo” a liberdade de expressão no país.
亿万富翁埃隆·马斯克的社交网络 X 开始在巴西各地下线。根据联邦最高法院部长亚历山大·德·莫赖斯的决定,自本周六(31)午夜起,由于该公司拒绝任命法定代表人,用户将无法再访问原来的推特。进入 X 的唯一方法是通过 VPN(虚拟专用网络),但莫赖斯还对任何试图使用此工具规避封锁的人处以每日 50,000 雷亚尔的罚款。8月17日,X宣布关闭巴西办事处,并谴责所谓的“审查”,因平台无视法院命令而被处以罚款。该平台当时表示,“我们对被迫做出这个决定深感悲痛。责任完全由亚历山大·德·莫赖斯承担。你的行为与民主政府不相容。”作为回应,该部长上周三(28日)给了X 24小时的时间,按照国家立法的要求在巴西任命一名法律代表,违者将暂停该平台。 作为对封锁的回应,博尔索纳罗的盟友、被最高法院调查数字民兵的马斯克称莫赖斯为“伪法官”,并表示该部长正在“破坏”该国的言论自由。
Follow Me 👉🏿